Bico x Problemas Dentários

por Dra. Fernanda Gatti

Muitas crianças usam o bico por um tempo muito prolongado durante o dia e por um extenso período de anos. Isso acaba por gerar problemas dentários. O mais comum deles é a chamada Mordida Aberta, maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores. Formando a popularmente conhecida “casa do bico”.
image003
Este problema pode ocorre tanto em adultos como em crianças. A prevalência na população varia entre 1,5% e 11%. Além de estar relacionado por tempo prolongado de uso de bico, também ocorre quando há sucção de dedo, respiração bucal e interposição da lingual (durante a fala ou a deglutição de alimentos).

A mordida aberta ocorre pois a estabilidade dos dentes e ossos alveolares que estão expostos a forças e pressões antagônicas advindas principalmente da função muscular,dos lábios e da língua é alterada pelo uso do bico.

Como tratamento de mordida aberta existem os diferentes tipos de tratamento:
– Modificação de comportamento para eliminação de hábitos ou funções anormais;
– Tratamento ortodôntico;
– Tratamento cirúrgico das bases ósseas(em casos mais complexos).

O tratamento da mordida aberta é difícil e de pouca estabilidade, logo consulte um dentista para obter uma correta avaliação das crianças que estão usando muito bico e comece o tratamento o mais cedo possível para obter melhores resultados.

Para conhecer mais da equipe multidisciplinar clique aqui

AGENDAR CONSULTA